Seguidores

sábado, 27 de setembro de 2008

O mundo do cinema de luto!!! Morre, aos 83 anos, o ator Paul Newman

Nesta sexta-feira (26/09/2008), o ator americano Paul Newman, considerado uma lenda do cinema, morreu aos 83 anos devido a um câncer de pulmão.

Embora parentes não se pronunciassem sobre os problemas de saúde do ator, circulavam informações de que ele sofria de câncer terminal e que estava sob tratamento em Nova York. Em junho deste ano as evidências ficaram mais fortes após o amigo do ator, A.E. Hotchner, assegurar que Newman, fumante inveterado no passado, sofria da doença. Após este episódio o próprio ator chegou a emitir um comunicado por meio de seu agente, assegurando que estava bem, sem fazer alusão ao câncer.

Paul Newman, nascido em 26 de janeiro de 1925 em Ohio, nos EUA, despontou como ator nos palcos da Broadway. No cinema, deu os primeiros passos na década de 1950 e chamou a atenção em "Marcado pela Sarjeta" (1956), filme dirigido por Robert Wise em que interpretou o boxeador Rocky Graziano. Ao longo de sua carreira, o ator foi indicado ao Oscar por dez vezes, e chegou a vencer como melhor ator por "A Cor do Dinheiro" (1986), em 1987.

Além do cinema, Paul Newman se destacou em outras atividades. Uma delas é o trabalho como empresário à frente da empresa de produtos alimentícios Newman's Own, aberta em 1982 em parceria com seu amigo A. E. Hotchner. Nos últimos anos, lucros obtidos nos negócios foram usados para filantropia (cerca de UR$ 200 milhões foram doados para projetos no mundo todo).

O esporte foi outra área a qual Newman se dedicou, tendo participado de corridas de carro desde a décade 1970. Newman chegou a correr até os 80 anos e foi proprietário da equipe "Newman-Haas", que conquistou várias vitórias na Fórmula Indy.

Mais informações sobre Paul Newman, sua vida e sua morte:

No Internet Movie Data Base: http://www.imdb.com/name/nm0000056/
Site da Newman-Haas: http://www.newman-haas.com/
Site da Newman´s Own Foundation: http://63.131.143.186/
Prêmios conquistados por Paul Newman: http://www.imdb.com/name/nm0000056/awards

Como ator, Newman trabalhou em 81 obras, entre as quais:

Somebody Up There Likes me (1956) - A história do boxeador Rocky Graziano

Cat on a Hot Tin Roof (1958) - Com Elizabeth Taylor - indicado para 6 Oscars

Sweet Bird of Youth (1962) - Com Geraldine Page e Ed Begley - Da peça de Tenesse Williams
Butch Cassidy and Sundance the Kid (1969) - Com Robert Redford e Katharine Ross - Um dos maiores sucessos do cinema. Vencedor de 4 Oscars. Cenas antológicas, como a da demonstração da bicicleta de Paul (ao som de"Raindrops Keep Fallin´ on my Head"), o salto do penhasco e a última cena, do massacre na Bolívia.




The Sting (Golpe de Mestre) (1973) - Com Robert Redford e Robert Shaw - Vencedor de 7 Oscars

The Towering Inferno (Inferno na Torre) (1975) - Um "blockbuster" vencedor de 3 Oscars e com um impressionante elenco de grandes astros (Steve McQueen, William Holden, Faye Dunaway, Fred Astaire, Robert Vaughn, Robert Wagner...)

Absence of Malice (1981) - Com Sally Field

The Verdict (O Veredito) (1982) - Um emocionante filme sobre um advogado decadente e seus dilemas profissionais - Com Charlotte Rampling, Jack Warden e James Mason. Indicado para 5 Oscars


The Color of the Money (1986) - Dirigido por Martin Scorsese. Com Tom Cruise e John Turturro. Filme pelo qual Newman ganhou o Oscar de Melhor Ator

Road to Perdition (Estrada para Perdição) (2002) - Com Tom Hanks, Daniel Craig, Jennifer Jason Leigh (Newman foi indicado para o Oscar de Melhor Ator Coadjudante)